CANTO DOS EXILADOS

Hauptmann, Heinrich


Chímico
Breslau, 10.4. 1905 - São Paulo, 21.7. 1960
No Brasil, desde 1935 a 1960


Heinrich Hauptmann nasceu em Abril 1905 em Breslau. Em fevereiro de 1935 chegou em São Paulo, contratado para auxiliar o Prof. Rheinboldt na implantação e organização do Departamento de Química (na época Sub-seção) da FFCL. Vindo de Genebra, para onde tinha emigrado em virtude da perseguição racial do governo nazista, começou suas atividade na Faculdade como Assistente do Prof. Rheinboldt. Aos poucos foi assumindo maiores responsabilidades e desenvolvendo trabalho independente. Naturalizou-se brasileiro e chegou a Professor Catedrático, por concurso, em 1946. É justo destacar que a maior parte da sua brilhante carreira científica, que lhe proporcionou renome internacional, foi desenvolvida no Brasil. Após o falecimento do Prof. Rheinboldt, em 1955, assumiu a direção do Departamento e a sua maior preocupação passou a ser a imperiosa necessidade de instalações condignas na Cidade Universitária.
Heinrich Hauptmann e Heinrich Rheinboldt tiveram uma influência preponderante na instalação do desenvolvimento do Departamento de Química da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da recém fundada Universidade de São Paulo.
Sua atuação foi realmente decisive para a formação de uma geração de Químicos brasileiros que hoje ocupam posições destacadas nos cenários universitário, educativo, científico e industrial brasileiro. A influência que Rheinboldt e Hauptmann exerceram sobre seus discípulos mais diretos e sobre todos os alunos que se beneficiaram de suas aulas é devida não só as suas qualificações como cientistas e ao entusiasmo como professores, como à clareza e meticulosidade de suas aulas, e às suas qualidades humanas.
O destaque que a Química ocupa em todas as atividades humanas tem mostrado continuamente a necessidade de formação de Químicos e, cientistas em geral, que possuam uma visao global da nossa realidade social. O ensino da Química, dirigido para todas as suas aplicações e enfatizando a sua importâni em todos os ramos das atividades humanas tem se mostrado um excelente veículo educacional. Rheinboldt e Hauptmann, nas suas aulas, sempre se preocuparam com este enfoque da Química; e, especialmente com o ensino experimental, base de todo o aprendizadoo que ministraram aos seus alunos. Em todas as suas aulas, o laboratório se destacava como o núcleo central do ensino da Química. Neste momento, que os relembramos e os homenageamos, devemos destacar o ensino experimental, hoje, tão depreciado e prejudicado. Uma experiência bem planejada, bem executada, facilita a observação, aguça a curiosidade e especialmente educa o aluno para melhor compreender porque a Química é uma ciência de tão vasto campo de aplicações.

Fonte: http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1985/vol8n4/v08_n4_%20%2814%29.pdf; https://figueiradaglete.com.br/heinrichhaupt_senise_2.html.