CANTO DOS EXILADOS

Brill, Alice


Fotógrafa, pintora, desenhista
Colônia, 13.12. 1920 – São Paulo, 28.7. 2013
No Brasil, de 1934 até 2013

Filha do artista plástico alemão Erich Brill - que conviveu com os mais importantes expressionistas de seu país, e da escritora e jornalista Marte Brill - Alice chegou ao Brasil em 1934 com a mãe fugindo do nazismo.
Estudou no Brasil e nos Estados Unidos e tornou-se a mais jovem frequentadora do Grupo Santa Helena, fundamental para a consolidação da arte moderna em São Paulo.
Sua produção fotográfica foi intensa, com cerca de 14 mil imagens. Recebeu mais de dez prêmios ao longo de sua carreira e hoje tem obras em acervos de importantes museus.
Brill é fundadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Clube dos Artistas e Amigos da Arte de São Paulo e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte.
É autora de três livros, entre eles Samson Flexor, premiado como Melhor Livro do Ano 1990 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Lecionou arte na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, capital, e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, São Paulo.