CANTO DOS EXILADOS

Ascarelli, Tullio


Jurista, professor
Roma, 6.10. 1903 – Roma, 20.11. 1959
No Brasil, de 1940 a 1947


Tullio Ascarelli foi um eminente jurista e professor italiano. De 1941 a 1946, lecionou intensamente no Brasil, aqui escrevendo parte significativa de sua obra. 
Ascarelli foi o primeiro e mais importante nome da Economia Jurídica no Brasil. Desde a juventude, sempre teve sua atenção voltada para temas jurídicos relacionados com a Economia, particularmente a monetária. O seu primeiro ensaio, escrito quando tinha apenas vinte anos, I debiti di moneta estera e l’art. 39 cod. di com., publicado na Rivista di diritto commerciale, versava sobre moeda e obrigações monetárias. Ainda na Itália publicou, ao lado de outros ensaios de caráter mais geral, sua primeira extensa monografia, La moneta – considerazioni di diritto privato.
Depois de brilhante carreira universitária na Europa (ele ocupou, na Itália, em doze anos, cinco diferentes cátedras em Cagliari, Catania, Parma, Padua e Bolonha), foi obrigado a emigrar quando o Decreto-lei de 5 de setembro de 1938 afastou os professores judeus das faculdades italianas. Mudou-se primeiro para Paris, depois para Londres e, finalmente, para o Brasil, onde chegou no final de 1940. No Brasil, Ascarelli, ampliou a sua investigação sobre as vinculações entre Direito e Economia, tornando-se, aos poucos, nas palavras de Norberto Bobbio, um “jurista-economista”.

Fonte: https://letacio.com/blog/2007/01/06/tullio-ascarelli.