Rio de Janeiro, 1889 — 1948
Empresário, economista, historiador, político
Descendente de ingleses e escoceses, ainda menino transferiu-se com a família para São Paulo, onde morou com o avô materno, Inácio Wallace Cochrane, político e grande empresário de quem sofreu forte influência. Formado em engenharia, fundou com os irmãos uma companhia construtora em Santos que na década de 1920 se transformou em importante empreiteira de obras públicas. Adepto do taylorismo, implantou as primeiras experiências de assistência aos trabalhadores e de aprendizagem profissional, tornando-se um dos mais importantes pensadores da economia nacional, defensor do intervencionismo estatal e do protecionismo à nascente indústria brasileira. Foi um dos fundadores, em 1928, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), associação civil que entre 1931 e 1939 adotou o nome de Federação (FIESP) e que viria a presidir em 1937. Foi deputado classista na Constituinte de 1934 e deputado federal até o golpe de 1937 que instaurou o Estado Novo, regime que veio a apoiar. No auge da atuação da Ação Integralista Brasileira, movimento fascista criado por Plínio Salgado que teve existência legal entre 1932 e 1937, foi denunciado como descendente de judeus e líder da “sinagoga” brasileira.
Esteve com Stefan Zweig em sua primeira visita ao Rio de Janeiro, em 1936, e quando o escritor foi a São Paulo em 1940 visitou-o em sua casa e deleitou-se com sua biblioteca. Colaborou na preparação do livro brasileiro de Zweig fornecendo importantes subsídios sobre a história econômica do país, seus problemas e desafios para tornar-se uma grande potência. É o único colaborador citado por Zweig no texto de Brasil, um país do futuro.
Fundador e diretor de empresas industriais, exportadoras de café e financeiras, e defensor do planejamento econômico, manteve rumorosa polêmica com Eugênio Gudin, partidário do liberalismo. Foi senador por São Paulo de 1947 a 1948 e membro da Academia Brasileira de Letras, em cuja sede veio a falecer.
Endereço na Agenda: 15 Rua Boa Vista, São Paulo, Brasil.